Direct Box / DI – Porque você precisa? – Dicas de Sonorização


Por Vinnie Azevedo – AudioReporter

directbox

Você sabe mesmo o que é e porque você precisa de uma DI, conhecidas como Direct Injection ou simplesmente Direct Box?

Utilizadas para conectar instrumentos diretamente em Mixers, a principal função da DI é regularizar Impedância de sinal, para que esse seja gravado da forma correta. Outra definição, esta dada pela Whirlwind, excelente fabricante destes equipamentos, diz que direct box é um dispositivo casador de impedância e balanceador de sinais.

Um instrumento como uma guitarra ou baixo, por exemplo, gera sinais muito baixos para as entradas de mixers. Além disso, esse sinal tem uma impedância muito alta, o que não garante a transmissão desse sinal em uma longa distância sem interferências.direct box_mixer

Conectando o instrumento à uma DI usando o cabo Banana mono (Comum) e, a DI em um mixer usando um cabo Canon (balanceado – veja foto), o sinal chegará ao mixer com um nível e uma impedância adequada à entrada do sinal nesse sistema.

di comprida

 

Ativos e Passivos

Reza uma lenda de que DI Ativos são melhores que DI Passivos. Depende da aplicação.

Passivos não necessitam de alimentação, possuem um transformador e um isolamento elétrico maior, mas são um pouco limitados em relação ao tratamento de sinal.

Ativas precisam de alimentação (Phantom ou bateria 9V), possuem um circuito interno e menor isolamento elétrico, porém são mais versáteis em relação à conversão até impedância constante de saída. Mesmo assim, a maioria das DI encontradas em estúdios e palcos é passiva, por atender muito bem a maioria das demandas.

Saída Link

DIs geralmente possuem uma saída chama Link. Isso é utilizado como uma extensão do sinal que está entrando, mono e direto do instrumento. Serve para conectar esse instrumento à um amplificador por exemplo, salvando ainda o sinal que será tratado e enviado ao mixer.

Ground

DIs geralmente também tem um botão chamado Ground, que serve para isolar o aterramento entre In e Out, utilizados caso ocorram ruídos de rede.

Pad

Outro botão presente em DI’s e muito útil é o Pad, que serve para atenuar ainda mais o sinal de entrada, caso esse seja muito alto. Essa redução varia entre modelos e fabricantes (geralmente -15dB ou -20dB).

Aplicações

Agora que explicamos o que é e para que serve uma DI, vamos ao ponto X. Como tirar vantagem de uma DI em seu estúdio ou Home Estúdio?

Se você utiliza uma interface de áudio mais moderna, como uma Focusrite, M-Audio, Avid, Tascam e que tenha uma entrada específica para instrumentos, OK, você já tem um DI dentro da interface. Se não tiver esse input ou se utilizar uma mesa|console|mixer para entrada do sinal, será interessante ter uma à mão, considerando as facilidades tecnológicas de hoje, por exemplo:

Para usar sua guitarra ou baixo conectados ao PC/Mac para utilização dos modeladores de Amps e efeitos como AmpliTube, Guitar Rig, GTR, etc, é necessário conectar com uma DI para que você possa experimentar (como se deve) toda a sonoridade que esses modeladores podem entregar.

Para que você possa plugar seu instrumento em um Amp, tirando dele a melhor sonoridade e, ao invés de ficar dias procurando a melhor posição de microfone e torcer para não ter vazamentos para seu mic, ligar a saída de linha do Amp no seu mixer e ter um timbre limpo e sem surpresas. Nesse caso, se o mixer tiver entradas de linha, é possível não utilizar a DI.

Para usar sua guitarra, baixo, violão ou teclado conectados ao PC/Mac para gravação do sinal original, para utilizar a técnica de ReAmp e enviar o sinal gravado à um amplificador específico. Mas ReAmp discutiremos em outro post.

– Para, em uma gravação ao vivo, usar o Link e enviar o sinal ao Amp e gravar um sinal limpo para refiná-lo na mixagem, enquanto se grava também o Amp microfonado. Enfim, DI é um equipamento muito útil em qualquer situação estúdio/ ao vivo , principalmente na era digital.

 

Vinnie Azevedo é colaborador do Áudio Repórter, Produtor e Engenheiro de Mixagem .

Conheça o site Audio Reporter: www.audioreporter.com.br