Com mais de 30 trabalhos lançados entre álbuns e singles, Bel Medula e Luczan integram a cena da música experimental desde 2014, tendo como álbum mais recente “A dança do Caos”, de 2023. A obra dos artistas Bel Medula e Luczan tem como característica marcante a presença destacada de elementos eletrônicos, sintetizadores e efeitos vocais. Para os artistas, o single “Lua Cheia” é o início de uma nova fase do projeto.

Luczan e Bel Medula. Foto: divulgação.

“A “Lua Cheia” é uma composição do final de 2022, ela veio numa imersão criativa que a gente fez. Eu e o Luczan, entramos num fluxo criativo que tem muita relação com o projeto onde conhecemos a Camila Pedrassoli, que é o #30dias30beats, projeto que fala sobre a gente criar bastante, cotidianamente, continuamente. A partir da imersão, vieram várias composições que não foram lançadas ainda, então, de certa forma, essa canção é a primeira de um novo tempo, de uma nova etapa. A gente estava num momento de compor tocando e de lidar com essa ideia de trazer os grooves, de trazer uma batida que fosse brasileira e dançante, mas com essa pegada de coisas de experimentação” (Bel Medula, artista).

A artista Camila Pedrassoli é cantora, compositora e multi-instrumentista. Atualmente, se dedica ao projeto Camomila Chá, um duo de música, meditação e cantos sagrados com Juliana Furtado. Compondo a Camomila Chá, já lançou mais de 16 trabalhos entre álbuns, EPs e singles. A aproximação entre os artistas Bel Medula, Luczan e Camila Pedrassoli, que culminou nessa colaboração em “Lua Cheia”, se deu através do projeto #30dias30beats. Desde então, eles passaram a trocar ideias sobre produção e música. 

O projeto musical #30dias30beats foi idealizado pelo produtor musical Big Jesi, em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, com o objetivo de incentivar a criação musical individual ou coletiva. O desafio, que acontece desde 2019 através das mídias sociais, consiste na criação de um beat de até um minuto por dia, durante 30 dias, durante o mês de abril. Esta iniciativa proporcionou diversos encontros entre artistas e produtores que não faziam parte do mesmo círculo social, que foram aproximados pela efervescência criativa instigada pelo projeto.

“A gente sempre pensou em fazer alguma coisa juntos, aí surgiu a oportunidade da gente produzir o evento de lançamento do show “Abala Ladaia”, no teatro Glênio Peres, em Porto Alegre/RS. A gente produziu. Eu fiz a produção técnica e direção do palco. Além disso, fizemos um documentário, “Música é Movimento”, com cenas do show e depoimentos dos artistas, equipe técnica e público” (Camila Pedrassoli, artista e produtora).

Em 2022, Camila Pedrassoli assumiu o papel de direção no documentário “Música é Movimento”, a primeira parceria artística entre eles. O filme que fala sobre a trajetória e a concepção do projeto de canções experimentais de Luciano Zanatta (Luczan) e Isabel Nogueira (Bel Medula) foi lançado em junho de 2023 e está disponível no  YouTube.

A parceria musical, no entanto, só se concretiza agora, com o lançamento de “Lua Cheia”, composição de Bel Medula e Luczan, gravada por eles com participação de Camila Pedrassoli, no Estúdio Sangha, em Porto Alegre.

“A gente tinha muita vontade de produzir com a Camila, de fazer um trabalho junto com ela e de poder ter essa troca mesmo no estúdio. A Camila tocou vários instrumentos e trouxe várias ideias para as percussões, para as levadas e para o arranjo. O processo de produzir também foi muito interessante. A gente foi ouvindo, tocando e a música foi mudando muito” (Bel Medula, artista).

“Eu percebi que a música precisava de um efeitinho  a mais, alguma coisinha pra fazer essa alusão à Lua cheia da coisa mais mística e tal. Aí eu trouxe alguns elementos de percussão que eu e a Juliana Furtado usamos na nossa banda, como a campanella e a pandeirola. A música é massa, eu gosto desse beat retão, para que a gente possa ir brincando com o coro e com o sax. Eu queria acabar a música como um ritual na lua cheia, então a gente acabou tirando a harmonia, deixando apenas o sax ali com o coro e com os tambores pra ter essa alusão a um ritual mesmo, trazendo as influências dos cantos que a gente faz na Camomila Chá” (Camila Pedrassoli, artista)

 
Camila Pedrassoli. Foto: divulgação Festival Vambora

Roda de correr caminho, “Lua cheia” é um ensaio sobre o movimento e sobre a impermanência inerentes ao ser humano. Relaciona as fases lunares às faces que podem ser assumidas por nós, meio bicho, meio gente. A música, lançada dia 08 de março, está disponível nas principais plataformas de streaming.

Bel Medula. Foto: divulgação

“Observando e tocando, a gente percebeu que ela ficou muito na mão, muito orgânica, uma canção boa de cantar. Então a gente está com bastante expectativa para lançar “Lua cheia” e perceber o que as pessoas vão sentir” (Bel Medula, artista)

Ficha técnica

Composição: Bel Medula e Luczan

Produção musical: Bel Medula. Luczan e Camila Pedrassoli

Gravação, edição, mixagem e masterização: Alexandre Birck (Estúdio Sangha)

Sax, violão, beat, congas: Luczan

Synth e voz: Bel Medula

Baixo, efeitos de percussão e coro: Camila Pedrassoli 

Arte da capa: Macarena Sol Trindade

Selo e distribuição digital: Pólen Aceleradora | Guria Produtora

Produção e assessoria de comunicação: Guria Produtora | Umanoz
Arte da capa. Artista: Macarena Sol Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *