Inseridas num contexto global de desaceleramento, causado pela pandemia do COVID-19, as produtoras Camila Pedrassoli, Juliana Furtado e Vitória de Santi criam a Pólen Aceleradora. O projeto nasce com o objetivo incentivar a produção musical de mulheres e pessoas LGBT+. Desde o seu lançamento, no finalzinho de 2020, a Pólen impulsionou a produção de singles, EPs, clipes e sessions de artistas potiguares, que foram convidadas ao desafio de compor, produzir e gravar durante a pandemia.

O podcast Pólen Musical é uma iniciativa de compartilhamento dos bastidores da criação musical de artistas impulsionadas pela Aceleradora e é resultado dos projetos Ação Camomila e Festival TPM (Tesão Por Música). Os episódios foram conduzidos por Camila Pedrassoli e contam com a participação das artistas Juliana Linhares, Coco de Rosa, Luana Simplício, Rafaela Brito e Maria Fxntes.

#1 JULIANA LINHARES

Potiguar, vivendo no Rio de Janeiro, Juliana Linhares é cantora e compositora. Desde de 2012, ela compõe a banda carioca Pietá, com a qual lançou os discos “Leve o que quiser” (2015) e “Santo Sossego” (2019). Em 2020, Juliana estava trabalhando no seu primeiro disco solo, “Nordeste Ficção” (2021), quando foi surpreendida pelo convite da Pólen Aceleradora para a produção de um EP, que seria lançado dentro do Ação Camomila, no final daquele ano.

No episódio #1, Camila Pedrassoli conversa com Juliana Linhares e com o super time de profissionais da música e do audiovisual, composto por Josyara (BA), Júlia Branco (MG), Vitória de Santi, Mylena Sousa e Larinha Dantas. Esta equipe foi responsável por colocar no mundo o EP “Perdendo o Juízo” (2020) e o clipe da faixa que dá nome ao EP.

 

#2 COCO DE ROSA

Bubu Seabra, Karina Oliveira, Rafaela Brito, Ranah Duarte e Robeta Barbosa compõem o Coco de Rosa. O grupo atua nos mais diversos espaços de cultura popular do RN. Convidadas para participar do Ação Camomila, em 2020, estas percussionistas, compositoras e cantoras incríveis, produziram e lançaram o EP “Chama Todas as Marias” (2020), com produção de Tiquinha Rodrigues e Khystal.

Tanta menina junta é pra quê? No episódio #2, essa mulherada toda conversa com Camila Pedrassoli e conta pra gente tudo sobre o processo de produção do EP de estreia do Coco de Rosa.

 

 

#3 LUANA SIMPLÍCIO

Compositora e cantora, Luana Simplício compõe a banda potiguar Uma Sra. Limonada. Com a banda, ela lançou o EP “Mesmo que Demorasse” (2017) e o disco “Na Rua” (2019). Convidada pela Pólen Aceleradora, Luana compôs 3 músicas para o Festival TPM, em 2021, com produção de Vitória de Santi e Camila Pedrassoli.

No episódio #3, Camila e Vitória conversam com Luana sobre sua participação no Festival TPM, desde o convite (quase recusado) até as perspectivas de produções futuras.

 

#4 RAFAELA BRITO

Arte educadora, multi-instrumentista e produtora cultural, Rafaela Brito atua na cidade do Natal há mais de vinte anos. Para o Festival TPM, Rafaela trabalhou em 3 composições, sendo 2 inéditas. Com produção de Maria Fxntes, Camila Pedrassoli e Vitória de Santi, ela lançou as músicas “Tambor Útero”, “7 Pontos” e “Saudades da Preta”.

No episódio #4, Camila Pedrassoli conversa com Rafaela Brito, Maria Fxntes, Vitória de Santi e Juliana Linhares sobre a experiência de imersão criativa da #CasaPólen, referências musicais e produção das faixas executadas no Festival TPM por Rafaela Brito.

 

#5 MARIA FXNTES

Maria Fxntes é artista caicoense não binárie, que desde cedo começou a escrever e tocar guitarra. Atualmente, Maria também se joga na produção musical e assinou a mixagem das faixas lançadas por Rafaela Brito. Enquanto cantora, compositora e instrumentista, Maria Fxntes lançou 5 faixas no seu primeiro EP “Salmoura” (2020). No Festival TPM, Maria apresenta 2 músicas inéditas e “Temperatura da Tua Pele”, faixa que abre o seu primeiro EP.

No último episódio da série Pólen Musical, Camila Pedrassoli conversa com Maria Fxntes, Vitória de Santi e Juliana Linhares sobre a participação de Maria no projeto, como artista e como produção.

Todos os episódios do Podcast Pólen Musical estão disponíveis no perfil da Pólen Aceleradora no Spotify e no canal da Guria Produtora no YouTube. Corre lá na plataforma que preferir, solta o play e depois volta aqui pra contar pra gente o que achou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *