O projeto sociocultural Batuque de Mulheres, desenvolvido pelo Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes – GAMI, está com inscrições abertas para novas integrantes. Atualmente, o Batuque é composto por 20 mulheres e pessoas LBT´s, com idades entre 20 e 77 anos, que fazem parte do projeto desde 2019. Goretti Gomes (Coordenação Geral do GAMI) destaca a importância e relevância do projeto ao afirmar que “o Batuque de mulheres é um grupo que nasceu da perspectiva de acolher as mulheres de várias gerações, que admiram a arte e nunca tiveram a oportunidade de tocar um instrumento musical. Essas mulheres vivem, muitas vezes, em situação de depressão causada pelo isolamento social por serem lésbicas, negras, idosas e populares. O batuque reafirma o compromisso com a cultura e constrói uma nova mulher através da percussão, resgatando sua autoestima e fortalecendo-a para o enfrentamento às desigualdades sociais”. Para que mais mulheres sejam alcançadas por esta iniciativa, para o ano de 2022 serão ofertadas 15 vagas para novas participantes, totalizando 35 integrantes no projeto.

 

Entre os meses de abril e dezembro, as participantes terão acesso a diversas atividades relacionadas à música, à cultura e ao bem-estar. Serão ofertadas oficinas de musicalização, com ênfase na percussão e no canto, ministradas pela artista Rafaela Brito; oficinas de preparação corporal com alongamentos e aquecimento, pela atleta Vanuzia Damasceno; oficinas de dança e automassagens e momentos de troca de saberes sobre gestão de carreira, processos criativos e composição musical, com artistas, produtoras e facilitadoras convidadas.

 

Com o objetivo de impulsionar novas oportunidades artísticas e fortalecer a autoconfiança e autonomia das mulheres, será organizado um cortejo onde as integrantes apresentarão o repertório construído coletivamente durante o ano, além da gravação de um EP com 4 músicas autorais, que será produzido e lançado pela Pólen Aceleradora. Para Rafaela Brito (Cores que Tocam e Coordenação de Arte e Cultura do GAMI), o diferencial do projeto em 2022 é que, “para além da formação musical, haverão momentos de atividades voltadas para o autocuidado e preparação corporal. O projeto também vai proporcionar o contato entre as participantes e artistas potiguares reconhecidas nacionalmente, como a cantora Khrystal, que participará da produção do nosso primeiro EP autoral”.

SONY DSC

As atividades serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, no turno vespertino, na Usina Feminista, Sede do GAMI, localizada no Conjunto Santa Catarina. Todo o material utilizado nas oficinas será disponibilizado pelo projeto, ficando por conta das participantes apenas a vontade de aprender e vivenciar novas experiências. Para se inscrever, as candidatas deverão preencher o formulário de inscrição entre os dias 29 de março e 10 de abril. O resultado será divulgado até o dia 13 de abril no site www.gamimulheres.com.br e no Instagram @batuquedemulheres. Podem participar mulheres, a partir de 18 anos, residentes de Natal/RN. Em caso de demanda de inscrições maior que a quantidade de vagas ofertadas, serão priorizadas as inscrições das mulheres com menor renda; residentes da zona norte; pretas, pardas e indígenas; lésbicas, bissexuais e transexuais.

Todas as profissionais envolvidas no projeto estão muito animadas com esta ampliação proporcionada pelo Edital “Transformando Energia em Cultura”. Para a produtora Camila Pedrassoli (Guria Produtora e Bandíssima), “é uma alegria e uma grande responsabilidade poder contribuir com um projeto tão relevante e transformador como o Batuque de Mulheres do GAMI. Nossa parceria se iniciou em 2019, quando montamos o Cortejo das Mulheres com a Bandíssíma e o Batuque do GAMI. Hoje nossos laços ficam ainda mais fortes para realizarmos mais ações culturais integrativas que influenciem positivamente na vida das participantes”.

 

O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2022 tem o patrocínio do Governo do Estado do RN, da Fundação José Augusto e da Cosern Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes. A produção é da Guria Produtora e tem o apoio do Festival Camomila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *