Tendo como tema norteador a cultura lésbica, a 9ª edição de “Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade”, realizada pelo Itaú Cultural, acontece entre os dias 27 e 31 de julho, com programação híbrida (presencial e online). A Mostra conta com debates, shows, peças teatrais, poesia e mostra audiovisual, promovidos por produtoras, artistas e técnicas de vários estados brasileiros. Toda a programação do evento é gratuita e para participar é só se inscrever pelo Sympla (para as atividades no formato online) ou reservar seu ingresso pela INTI (para atividades presenciais).

Entre as convidadas para compor esse timaço de mulheres da arte e da cultura, estão nossas diretoras Camila Pedrassoli e Juliana Furtado, representando a mulherada atuante aqui do estado do Rio Grande do Norte.

“Todos os Gêneros é uma mostra de arte e diversidade que há nove anos vem trazendo luz às pautas afirmativas, questões e performances artísticas de pessoas e grupos que se identificam com o universo LGBTQIA+, e nesta edição, poder contar as histórias, ser palco para as mulheres lésbicas e suas lutas de vanguarda, é uma ação que nos orgulha. Felicidade especial é ver uma mesa que traz uma discussão tão relevante, que é a presença das mulheres no universo, nos bastidores, no comando das áreas técnicas nas artes. Nesse sentido, a Guria Produtora do RN tem uma formação e atuação bastante singulares que vai trazer experiência e uma visão importante desse trabalho e dessas presenças nos territórios em que atuam.” (Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural e integrante da curadoria da mostra Todos os Gêneros)

Foto: Luana Tayze

A Mesa “(Re)Existência ou Insistência? Pontuações sobre a presença das mulheres nas áreas técnicas”, acontecerá no dia 30 de julho, às 16h, pela plataforma Zoom. 

“Para mim, é uma honra fazer parte desta programação, pois a cada conversa que temos sobre “a mulher na técnica”, surgem novas portas de entradas e soluções para os desafios diários. Estou muito animada!” (Camila Pedrassoli, Diretora da Guria Produtora)

Foto: divulgação

“É um prazer imenso dividir esse tempo e essas experiências com estas mulheres incríveis.  Juntas nos apoiamos e nos fortalecemos para vivenciar este dia a dia da produção.” (Juliana Furtado, Diretora da Guria Produtora)

Além da presença de Camila Pedrassoli e de Juliana Furtado, a Mesa contará com a participação de Aline Santini (SP) e Luciana Raposo (PE), com mediação da Dodi Leal (SP).

Foto: divulgação

Aline Santini é graduada em Artes Visuais e pós-graduada em Lighting Design na Faculdade Belas Artes em 2016. Trabalha com iluminação há 21 anos e foi indicada quatro vezes ao prêmio Shell na categoria Iluminação e vencedora do prêmio Denilto Gomes no ano 2017 com o a luz do espetáculo de dança SHINE.  Em 2019 foi uma das artistas selecionadas a representar o Brasil na Quadrienal de Praga.

Foto: divulgação

Luciana Raposo é iluminadora Cênica de profissão e paixão, e é uma das integrantes do Coletivo Lugar Comum. Iniciou sua carreira na iluminação em 1997, fazendo operações de Auto da Compadecida, da Dramart Produções. Em 2004 começou a se dedicar exclusivamente a iluminação. Tem a ação da luz na composição e a poética da criação como meio e fim nos seus estudos, processos e trabalhos. 

Acesse a programação completa da 9ª edição de “Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade” e participe dessa imersão artístico-cultural com mulheres falando sobre lesbianidade, cultura, técnica e arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *